Imagine um mundo em que os indivíduos não possuem documentos, endereço fixo, conta em banco nem história; e que a vida deles praticamente passasse despercebida, como se não existissem; e que a única certeza é que nunca faltará ignorância e preconceito, fascínio e medo, alegrias e injustiças ao longo de sua longa jornada – esse é o mundo cigano. Ou melhor: essa é a imagem que chega/temos deles.

O mundo cigano é tão extenso e antigo, tão cheio de histórias e crenças que nem mesmo seu próprio povo conhece bem o limite entre o que é verdade e o que é mito. Isso porque o termo ‘cigano’ designa muitos povos espalhados por inúmeras regiões do mundo – povos com diferentes religiões, crenças, cores, rituais e costumes.

A história dos ciganos é, essencialmente, baseada em suposições. A razão: faltam documentos. Os ciganos são um povo sem escrita que nunca deixaram nenhum registro que pudesse explicar seus costumes e origens – toda a tradição segue sendo transmitida oralmente.

Quanto aos símbolos ciganos, além da Bandeira e do Hino, existem outros sete:

Bandeira

Instituída pela Internacional Gypsy Committee Organized, durante o Primeiro Congresso Mundial Cigano, em 1971, a bandeira é o símbolo internacional de todo o povo cigano.

  • A roda vermelha simboliza a vida – o caminho a percorrer e o já percorrido;
  • O azul representa os valores espirituais – a ligação do consciente com mundos superiores;
  • O verde representa a Mãe Natureza – o respeito e gratidão pela terra.

Coruja

O símbolo coruja para os ciganos representa segurança. A imagem da ave é utilizada para trazer equilíbrio e segurança no plano físico, econômico, e para evitar possíveis perdas materiais.

A chave

Representa as ‘soluções’. Usado para atrair boas soluções aos mais diversos problemas, o símbolo, quando trabalhado no fogo costuma atrair riquezas e sucesso.

Estrela de 5 pontas

Para os ciganos, a estrela de cinco pontas simboliza evolução. O amuleto é utilizado para trazer proteção, além de estar associado à sorte, intuição e êxito. A estrela, também conhecida como pentagrama, representa o domínio dos cinco sentidos.

Estrela de 6 pontas

Simboliza proteção. Usada como um talismã contra os inimigos invisíveis e visíveis, a também conhecida como Estrela Cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. As seis pontas formam dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está em cima e o que está a baixo.

Ferradura

Simboliza sorte e energia. Usado para atrair boa sorte e energia positiva, a ferradura representa o trabalho e o esforço. Os ciganos usam o símbolo como um poderoso amuleto da sorte, além do mesmo afastar a má sorte.

A Lua

Para os ciganos, a lua simboliza os mistérios e a magia. Usada para atrair percepção, cura, poder feminino e o exorcismo é preciso estar atento às suas fases: nova, crescente, cheia e minguante. Quando cheia, a lua representa o maior elo de ligação com o sagrado – as grandes festas sempre são realizadas nas noites de lua cheia.

A moeda

Simboliza prosperidade e proteção. Usada para afastar energias negativas e para atrair riquezas. A moeda, ligada ao equilíbrio e à justiça e associada à riqueza material e espiritual (cara e coroa), para os ciganos representa o ouro físico (cara) e o espiritual (coroa).

Punhal

Simboliza poder, força, superação e vitória. Muito utilizada em rituais de magia, o punhal tem o poder de transmutar energias. Na cultura cigana o símbolo é usado para abrir matas e nas cerimônias de casamento, onde os pulsos dos noivos são cortados e amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma.

A roda

Representa a Samsara – o ir e vir, o passar por diversos estados, o circular, morte e renascimento, o ciclo da vida. Muito usada para atrair equilíbrio e consciência, a roda é o grande símbolo cigano.

A taça

Simboliza a receptividade e a união, pois qualquer líquido adquire a forma da taça. No casamento cigano, os noivos bebem vinho em uma única taça, esta representa o valor e a comunhão eterna.

Trevo

Símbolo universal e o mais tradicional de boa sorte. O trevo de quatro folhas traz fortuna e felicidade – quando encontrado na natureza, pode-se esperar que boas notícias virão.

 

Fonte: http://www.simbolos.net.br/simbolos-ciganos/

Comments are closed.